Aumento médio de peso recomendado
Quando a mulher engravida, os seguintes fatores colaboram para o aumento do peso: Aumento das reservas de gordura do corpo e do volume de sangue circulante no organismo, a retenção de líquidos, a placenta, o feto, o peso do líquido amniótico e o aumento de peso das mamas e do útero. A maior parte do ganho de peso na gravidez ocorre no 2º e no 3º trimestre. No primeiro trimestre, o ganho de peso é mínimo, variando entre 0,5 a 1,5 kg. Algumas mulheres nem ganham peso nessa fase, o que não é um problema na maioria das vezes e como é uma fase em que a gestante costuma ter enjoos e vômitos frequentemente, é comum perda de até 2kg em média.
A partir do segundo trimestre de gravidez, o ganho de peso acelera, devendo ficar em torno de 0,5 kg por semana. Aquela velha história da gestante “comer por dois” durante a gravidez é um mito que não deve ser levado em consideração. A gestante de comer para dois e não por dois. Deve comer pequenas porções e várias vezes durante o dia e evitar ficar um jejum maior que 4 horas durante o período que esteja acordada.
Atenção: Quanto maior é o ganho de peso gestacional acima do indicado para a faixa em que a gestante se encontre, maior é o risco da gestante precisar se submeter a um parto cesárea, maior risco de não conseguirem voltar para o seu peso original após o parto, após a gravidez têm um maior risco de tornarem-se obesas ou agravarem a sua obesidade, tem um risco aumentado de hipertensão gestacional, pré-eclâmpsia e diabetes gestacional. O excesso de ganho de peso gestacional aumenta o risco de obesidade infantil, diabetes e hipertensão nas crianças e em sua fase adulta.
Já as mulheres com aumento do peso gestacional inferior ao desejado apresentam maior risco de terem bebês pequenos, com baixo peso ao nascimento e um maior risco de terem partos prematuros. Por outro lado, mulheres com aumento de peso gestacional acima do desejado apresentam maior risco de terem bebês grandes e com elevado peso ao nascimento (macrossomia).
Cada gestante tem suas necessidades individuais de ganho de peso, procure uma nutricionista e faça um acompanhamento ideal para a sua gestação saudável e consciente.
Beijooosss da Nutri