Gestação e seus sintomas
- Camila Pinheiro
- 16 de jun. de 2017
- 2 min de leitura

Na gestação são comuns alguns sintomas muito questionados pelas futuras mamães, como as náuseas, a constipação, a azia, o aumento da fome e os desejos. Para amenizar esses sintomas existem estratégias nutricionais.
Simmm quase todas as futuras mamães sentem enjôos, e que enjôos, parecem nunca terminar, mas na maioria das vezes passa. Durante essa fase ficar bebendo água de gelo filtrado durante o dia, chá fraco de gengibre gelado, ou água gelada com gotas de limão sem açúcar também ajudam. Evitem ficarem longos períodos de jejum e consumir alimentos gordurosos.
Ahhh com certeza depois dos enjôos o sintoma mais freqüente que geralmente começa no ultimo trimestre é a azia, a famosa azia e há quem sinta desde o primeiro momento da gravidez!! O que fazer?! Pra amenizar esse sintoma você não deve se deitar logo após se alimentar, deve aumentar o fracionamento e reduzir o volume das refeições. E por favor, não venha com a velha historinha de tomar leite, você pode até ficar aliviada na hora, mas depois sua azia vai piorar!! Evite alimentos gordurosos, roupas apertadas, café, refrigerante, chocolate, chás, molhos gordurosos a base de maionese e creme de leite.
Opssss quanta coisa né, mas nós mamães encaramos qualquer desafio, certo?! Outro sintoma que incomoda as gestantes é a constipação, para isso usamos estratégias que aumentem a hidratacão, o consumo de fibras e restauração da flora intestinal. Beber em torno de 2 litros de água, utilizar probiótico e prebiótico (com prescrição médica ou de nutricionista pode ajudar); aumentar o consumo de fibras (legumes, verduras, frutas, alimentos integrais), aumentar o consumo de gorduras boas (castanhas, azeite de oliva, abacate, etc.), praticar exercício físico com acompanhamento de profissional e liberação médica e evitar o consumo de farinha refinada(pão branco, massas, biscoitos), água com gás, refrigerante, açúcar refinado e excesso de doces.
Genteeee e muitas gestantes além de acharem que podem comer o mundo de uma vez porque estão grávidas, também tem aumento da fome (que é muito normal), porém temos que tomar muito cuidado com isso e dessa forma usamos algumas estratégias nutricionais também como : aumentar o fracionamento e reduzir o volume das refeições, consumir alimentos integrais, associar frutas com fibras e evitar doces, produtos industrializados e ricos em farinha refinada.
ATENÇÃO!!! Segundo a Resolução SES/RJ Nº 1757 de 18/02/2002, alguns alimentos devem ser evitados durante a gestação e lactação por serem abortivos ou estimularem sangramento: Babosa (Aloe Vera), Angélica, Artemisia, Mostarda, Calêndula, Açafrão (Curcuma), Erva de Santa Maria, Mastruço, Erva Doce, Alcaçuz, Hibisco, Hipérico, Linhaça, Camomila, Hortelã, Aniz, Romã, Arruda, Cardo mariano, Tanaceto, Tuia, Tomilho, Feno grego, Urtiga, Vitex, Noz moscada, Jaborandi, Quebra-predra, Caruru de cacho, Cascara sagrada, Ruibarbo, Alecrim, Salvia, Salsaparrilha, Cajazeira.
Beijos da Nutri!!!