Ganho de peso na gestação
- Camila Pinheiro
- 21 de mar. de 2019
- 3 min de leitura

O ganho de peso durante a gestação é um assunto delicado e importante. Algumas gestantes chegam na consulta dizendo que não querem ganhar peso, ou que querem até mesmo perder!
Precisamos lembrar que a gestação é o período em que as escolhas da mãe afetam diretamente o desenvolvimento e crescimento do bebê. O ganho de peso durante esse período está atrelado a diferentes objetivos, que envolvem não só a formação saudável do bebê, mas também o preparo do corpo da mãe para o parto e, principalmente, para a amamentação.
O peso do bebê corresponde ao acréscimo de apenas cerca de 3kg (pode variar!). Então, de onde vem os outros kilinhos a mais? O aumento do peso corporal se dá por diferentes formas. A formação da placenta é uma das razões. Essa estrutura é formada por volta da 8a-9a semanas gestacionais e constitui a única via de troca de nutrientes, oxigênio e resíduos do metabolismo entre a mãe e o bebê. O tamanho da placenta também está relacionado ao tamanho da mãe (altura e peso) e terá influência sobre o peso do bebê ao nascer.
Outro fator relacionado é o aumento do útero. Ele é a casa do bebê e vai sendo expandido conforme o crescimento seu crescimento, aumentando bastante de tamanho (e voltando ao tamanho natural após o parto). A produção de líquidos é responsável por uma parcela importante do ganho de peso na gestação. O volume sanguíneo sofre aumento de cerca de 50%! Também ocorre aumento do que chamamos de “liquido extracelular”. Esse fato acontece devido a ação dos hormônios produzidos pela placenta, que estimulam o estoque de sódio, fazendo com que o corpo seja “obrigado” a reter água, aumentando o volume do líquido extracelular e o peso corporal. Há também a produção do líquido amniótico, que envolve o bebê e desenvolve a importante função de protegê-lo contra choques mecânicos e mantê-lo em uma temperatura ideal para seu desenvolvimento.
O aumento das mamas também contribui para o ganho de peso corporal nessa fase. Durante a gestação, alguns hormônios estimulam a proliferação do tecido mamário, fazendo com que os seios aumentem bastante de tamanho com o objetivo de prepará-los para a amamentação, já que ocorre incremento das glândulas, vasos sanguíneos e ductos mamários.
A ação hormonal também favorece o aumento do tecido adiposo. O corpo da gestante é estimulado a aumentar a reserva de gordura, garantindo a reserva de fontes energéticas tanto para a gestação quanto para o período de amamentação (principalmente!!!).
Bom, agora que já sabemos que todas essas mudanças acontecem no corpo de uma gestante, fica bem mais fácil entender o motivo e a importância de se garantir um ganho de peso adequado. Vale ressaltar que, não é porque a gestação é marcada pelo ganho de peso que se pode comer e engordar desordenadamente. Com um plano alimentar adequado e individualizado, é possível garantir o ganho de peso de maneira controlada e saudável, garantindo todos os nutrientes necessários para mãe e bebê. O nutricionista é o profissional mais indicado e capacitado para te auxiliar nesse processo.
Procure um nutricionista materno infantil para acompanhar a sua gestação e ajudar a garantir a saúde da sua família!
Contatos para agendamentos: Rua Visconde de Silva, 6 - Botafogo. Tel.: 2266-5660; Ou pelo site: www.nutricamilapinheiro.com Rua Almirante Cochrane, 280 Loja J - Tijuca. Tel.: 2569-4151/96404-7441 Avenida Armando Lombardi 1000 Bloco 1 sala 137 Tel.: 3986-2159/96406-200
Commentaires