Gestante pode tomar café?
Lá vamos nós falar daquele que é geralmente o queridinho e mais citado nos alimentos indispensáveis da rotina das minhas pacientes: o café.
☕A cafeína é um estimulante do sistema nervoso central que, se consumida sem moderação, pode prejudicar a gestação, afetando o desenvolvimento fetal. Vários estudos já associaram o alto consumo de cafeína com desfechos fetais desfavoráveis, como a redução do crescimento fetal, prematuridade, baixo peso ao nascer, aborto espontâneo, etc. E por isso, a recomendação oficial é diminuir esse consumo, limitando-o a, no máximo, 200mg por dia durante a gestação (1-2 xícaras de café).
❗Mas, lembre-se: a cafeína não está presente somente no café. Então, se atente aos chás, chocolate, refrigerantes à base de cola e energéticos, por exemplo.
E se a gestante tem a cafeína bem presente na sua rotina, sugiro começar a fazer um café ou chá mais aguado, usar café descafeinado, eliminar o consumo de refrigerantes e energéticos e, dessa forma, reduzir aos poucos o consumo para que não haja reações de abstinência, como dores de cabeça.
🌞Além disso, se consumir, tente fazê-lo próximo ao despertar. Café durante a tarde/noite não é um bom horário para o bom funcionamento dos seus hormônios e consequentemente, do seu sono. E é claro, quero que tenha noites de sono bem dormidas!ㅤ
E você, vive sem um bom cafézinho para começar o dia? Conta pra mim!🥰
Comments