PRECISO PARAR DE COMER PÃO NA GESTAÇÃO?
É muito normal quando os pacientes começam a falar da rotina alimentar iniciarem dizendo: - eu não como mais pão! OU - eu não consigo ficar sem pão!
A grande maioria já começa falando do dito cujo hahahhahah
A verdade é que, no caso do pão, generalizar pode na maioria das vezes ser um erro.
Existem vários tipos de pães e inclusive a grande maioria das gestantes podem comer. Saber quais são os melhores é o verdadeiro pulo do gato!
O pão pode trazer conforto, gostinho de infância, café da tarde na casa da vó, aquele café da manhã delicioso com pão e geleia… O cheiro, textura ou a crocância podem despertar muitos sentimentos, além, claro, do gosto.
E na gestação os hormônios já estão bem loucos, né gravidinhas?! Então imagina se a gente se atreve a se privar totalmente de alimentos que quando bem selecionados não nos fazem mal e nos trazem conforto.
Eu costumo indicar pão integral, mas escolhendo umas marcas com ingredientes mais naturais, não é facilmente encontrado em mercados não, costumam ser encontrados mais em lojas de produtos naturais.
Mas e agora, to com tanta vontade de comer um pãozinho de sal da padaria?? aprender a fazer associações também é um jeitinho legal de amenizar aquela carga glicêmica que o pão tem...então se você quer comer de vez em quando vamos acrescentar ai uma fonte de proteína (como ovo, queijo, tofu, carne), gordura (abacate, azeite, manteiga), fibras (alface, rúcula, tomate) ou todos juntos (ovos com rúcula, por exemplo).
Se você é um grande amante de pão, eu sugiro mesmo fazer em casa, as máquinas de pães fazem uns ótimos e você é responsável pelos ingredientes.
O recado que a nutri quer passar aqui é: Nutrição não é restrição!!! Precisamos voltar a entender como é uma alimentação mais natural!!!
Camila Pinheiro
Nutricionista Ortomolecular & Materno Infantil
CRN 14100725
Comments