Ácido fólico X Metilfolato
Já falei aqui sobre a importância de suplementar ácido fólico assim que se planeja engravidar e durante a gestação. Porém, muita gente tem dúvida sobre a diferença entre o ácido fólico e o metilfolato e qual deles é mais indicado suplementar.
Bom, os dois são versões da vitamina B9 (folato), mas com uma pequena diferença: o metilfolato é a forma ativa do folato e, ao contrário do ácido fólico, não precisa ser metabolizado pelo organismo e por isso é totalmente aproveitado pelo nosso corpo.
🤔Mas quais são os prejuízos de suplementar o ácido fólico no lugar de metilfolato?
O ácido fólico precisa passar por algumas reações para ser convertido, por enzimas, na sua forma ativa (metilfolato). Porém, estudos mostram que cerca de 30% das pessoas têm mutação em um gene que é responsável pela enzima que faz a última reação de transformação de ácido fólico em metilfolato.
Então, eu indico o metilfolato para garantir que minhas pacientes estão com a forma ativa no seu organismo, sem prejuízos para a mamãe e bebê, já que esse nutriente é essencial para a saúde dos dois.
➡️Porém, juntamente com essa suplementação de metilfolato, é importantíssimo consumir alimentos ricos em ácido fólico, mesmo não possuindo a forma ativa em sua composição (!!!)
Camila Pinheiro
Nutricionista Ortomolecular & Materno Infantil
CRN 14100725
#nutrição#nutricionista#nutricao#alimentacao#acidofolico#ácidofólico#metilfolato#acidofoliconagravidez#gestante#gestacao#gestantes
Comments